Considera-se que um homem praticou o binge drinking quando bebe cinco ou mais doses de bebida num período de duas horas. Para a mulher, são necessárias quatro ou mais doses, no mesmo intervalo de tempo. O comportamento preocupa especialistas porque o consumo exagerado de álcool num curto espaço de tempo e em uma única ocasião, como uma festa, pode levar ao coma e à morte por problemas cardiorrespiratórios.
Um exemplo recente foi registrado no último dia 10 de outubro, no Rio Grande do Sul, onde um jovem de 21 anos entrou em coma alcoólico e morreu após uma competição, em uma festa de aniversário, para ver quem bebia mais vodca. Outro caso, que ganhou repercussão nacional, foi o da jovem Isabella Baracat, de 21 anos, que faleceu durante um cruzeiro universitário no final de 2008. Isabella foi atendida no centro médico do navio, onde chegou vomitando e com convulsões, mas não resistiu e faleceu no local.
Pesquisa aponta a frequência da "bebedeira"
Arthur Guerra é um dos responsáveis pelo primeiro Levantamento Nacional sobre Uso de Álcool em Universitários, divulgado em junho deste ano, que entrevistou 18 mil estudantes entre 18 e 24 anos, de 10 universidades nas 27 capitais brasileiras. O estudo, feito em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas da Presidência da República, constatou que 36% dos pesquisados haviam praticado o binge drinking nos doze meses anteriores à pesquisa. O mesmo levantamento constatou que um em cada quatro universitários bebeu mais de cinco doses (entre os homens) e mais de quatro doses (entre as mulheres) nos 30 dias anteriores à pesquisa.
Outro problema, na visão do psiquiatra, é a quantidade de universitários que se declararam bebedores frequentes e pesados. No levantamento sobre o uso de álcool entre universitários, 0,2% das mulheres se consideraram usuárias frequentes e pesadas de álcool, contra 1,9% dos homens. Arthur Guerra afirma que 3% desses usuários assíduos do álcool vão se transformar em alcoólatras no futuro.
O especialista alerta ainda para outros riscos associados ao uso abusivo do álcool em uma única ocasião: acidentes de trânsito, violência (principalmente entre os homens, que tendem a ficar mais agressivos) e sexo desprotegido com desconhecidos.
Matéria publicada no jornal o dia online 01/11/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário